top of page

Expo/Livros

Exposições Coletivas

  • Feira das Mulheres que tecem Pernambuco, no Mercado Eufrásio, Olinda/Brasil, 2024.

  • Sessão Risco, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, Recife/Brasil, 2024.

  • Encuentro de Performances, na Umbral Espacio de Arte, Buenos Aires/Argentina, 2024.

  • Recomeços, no Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro/Brasil, 2024.

  • Vou criar o que me aconteceu, na Galeria Christal, Recife/Brasil, 2023.

  • Afeto em Nós, no Casarão 34, João Pessoa, 2023.

  • Tramações 4: Não é tempo de pontos finais, no Memorial da Medicina e Cultura de Pernambuco , 2022.

  • Entre Nós, no Instituto de Arte Contemporânea e Galeria Capibaribe, Recife/Brasil, 2021.

  • Encuentro de Performances, na Umbral Espacio de Arte, Buenos Aires/Argentina, 2021.

  • Espero sua resposta, na Galeria Capibaribe, Recife/Brasil, 2021.

  • XII Salón Textil de Primavera, no Centro Integral de Arte Textil, Córdoba/Argentina, 2021.

  • Tramações 3, no Instituto de Arte Contemporânea e Galeria Capibaribe Recife/Brasil, Galpón Grafico (Córdoba/Argentina), 2020.

  • Festival de Experiencias Textiles, Buenos Aires/Argentina, 2020.

  • Festival Fibra de Artista, Porto Alegre/Brasil, 2020.

  • Coletiva CIART, no Centro Integral de Arte Textil, Córdoba/Argentina, 2020.

  • Muestra colectiva Marza, no Centro Cultural Casa de Pepino, Córdoba/Argentina, 2020.

  • Encuentro de Intalaciones, na Umbral Espacio de Arte, Buenos Aires/Argentina, 2020.

  • 4º Salón de Arte Textil del Centro del País, Rio Cuarto/Argentina, 2020.

  • Coletiva, na Galeria Lavandeira, João Pessoa/Brasil, 2019.

  • Tramações 2, no Instituto de Arte Contemporânea e Galeria Capibaribe Recife/Brasil, 2018.

  • Tramações 1, na Galeria Capibaribe Recife/Brasil, 2016.


 

Livros

Bordando Afetos na Formação Docente (2020)

Bordando Afetos na Formação Docente (2020)

O livro apresenta a formação de professoras artistas – suas práticas de silenciamento – mapeando embates, enfrentamentos e possibilidades que professoras/es em processo de formação inicial encontraram, relacionados às questões de gênero e sexualidades, nos âmbitos formal e não formal de ensino. O livro costura dezoito narrativas sobre experiências artístico-pedagógicas, atravessadas por memórias, subjetividades, reflexões teóricas, práticas a/r/tográficas, tramações coletivas.  “Significa uma recusa em esperar ‘momentos melhores’ para tratar de assuntos ‘delicados’. Em tempos de pandemia e necropolíticas, deixar-se envolver pelas tramas, pelos pontos, nós, alinhavos, desalinhos e laços que esta obra apresenta, é um gesto político significativo. Especialmente às pessoas que não se satisfazem com migalhas de liberdade para pensar as práticas pedagógicas, as pesquisas e as metodologias dos processos de ensino e aprendizagem em Artes Visuais. (Carla Luiza Abreu)

Borre, Luciana. Bordando Afetos na Formação Docente. Recife: Andarilha Edições, 2020

Tramações: Cultura Visual, Gênero e Sexualidades (2018)

Tramações: Cultura Visual, Gênero e Sexualidades (2018)

Eu tramava imaginários e poéticas do corpo performatizado. Tu tramaste rituais sobre como viver o feminino. Ela me jogou na trama feminista e depois me abandonou em novas verdades. Ele entendeu que as formas de poder disciplinam e assim, confiou nos movimentos sociais minoritários. Nós tramaremos bagunças no ato de pesquisar e vós apontareis os marcadores sociais da diferença: sexualidades, corpo, etnia, classe social (...). Eles buscarão a liquidez dos discursos queer e voltarão ao aprisionamento. Elas, acreditando-se emancipadas, consolidarão novos contextos de cidadania sexual e afetiva. Uma confusão de vozes e tempos ecoou na exposição coletiva Tramações que se pretendeu poética e narrativa. Histórias pessoais provocaram processos –intencionais e pretensiosos – de aprender e ensinar enquanto o grupo se constituiu como produtor de imagens e provocador de visualidades. Práticas de pesquisar, ensinar e artistar foram inundadas pelas questões de gênero e sexualidades no campo da Educação da Cultura Visual.

Borre, Luciana. Tramações: cultura visual, gênero e sexualidades. Recife: Ed. do Autor, 2018

Cultura Visual: Tramando Gênero e Sexualidades nas Escolas (2017)

Cultura Visual: Tramando Gênero e Sexualidades nas Escolas (2017)

Esta obra sob vários aspectos deve ser lida, estudada, referenciada em estudos que envolvam infâncias, relações de gêneros, sexualidades, masculinidades, pedagogias culturais/visuais. Apresenta o cenário escolar e como masculinidades são constituídas por imagens e artefatos culturais. O livro está organizado em sete episódios de sala de aula que são narrados, confrontados e geram uma discussão sobre a educação da cultura visual. Entre os tópicos abordados, interessam educadoras e educadores em geral. São eles: imagens e artefatos culturais que exercem um tipo de pedagogia em sala de aula; narrativas heteronormativas que constituem uma das principais fontes de aprendizagem sobre gênero e sexualidade na escola; homofobia como defesa de uma suposta masculinidade hegemônica; distância entre os conhecimentos escolares e os conhecimentos do cotidiano infantil; e consumo cultural como uma das peças na engrenagem dos relacionamentos interpessoais em sala de aula.

Borre, Luciana. Cultura Visual: Tramando Gênero e Sexualidades nas Escola. Recife: Editora UFPE, 2017

As Imagens Que Invadem as Salas de Aula (2010)

As Imagens Que Invadem as Salas de Aula (2010)

A obra discute sobre como o universo visual, ou seja, fotografias, filmes, propagandas, revistas, entre outros, produz os modos como crianças enxergam e atribuem valores e significados imagéticos. Além disso, a autora traz experiências vividas na prática, ancoradas nos estudos da cultura visual, realizadas com crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Borre, Luciana. As Imagens Que Invadem as Salas de Aula. Recife: Editora Idéias & Letras, 2010

Outras publicações

Luciana Borre tem inúmeras publicações de artigos e organização de livros e catálogos de exposições artísticas. Destacam-se:

Artigos:

 

 

BORRE, Luciana. Narrativas Têxteis: quais regimes de verdade buscamos criar? In: MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, p. 405-479, 2022.

BORRE, Luciana; SANTOS, Lizandra . Autorretrato: narrativas A/r/tográficas e processos de criação em histórias compartilhadas. PALÍNDROMO, v. 14, p. 303-327, 2022.

FERREIRA, Graciela Renato; BORRE, Luciana . A narrativa autobiográfica como ritual na formação docente. REVISTA APOTHEKE, v. 8, p. 011-023, 2022.

 

BORRE, Luciana. Obediência: processos de ensinar, aprender e artistar. Revista Gearte, v. 8, p. 1-16, 2021.


BORRE, Luciana. Desobediência: uma intervenção urbana com a Pedagogia da Autonomia. ESTUDOS UNIVERSITARIOS, v. 38, p. 477-488, 2021.

BORRE, Luciana. Alinhavadas: experiência poética na costura de saias. REVISTA APOTHEKE, v. 7, p. 303-316, 2021.

BORRE, Luciana; CHIARELLI, W. ; CONFORTI, C. . #grabadogravura: processos de criação em gravura e uso do Instagram. IN-VISIBILIDADES (LISBOA), v. 1, p. 60-68, 2020.

BORRE, Luciana. ?Bonecas trapeiras?: vivências artográficas e formação docente para/com as infâncias?. Revista do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina, v. 5, p. 73-92, 2019.

BORRE, Luciana. Entre fios, linhas e agulhas: pesquisa narrativa a/r/tográfica e suas possibilidades na formação de professoras/es. Cartema - Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB, v. 5, p. 166-178, 2016.

Organização de Dossiê:


A Memória e o Têxtil (2022)

A Memória e o Têxtil (2022)
Voltar_edited.png
bottom of page